Partilhe

[Imprimir]

A UTAD realizou, de 22 a 26 de novembro, a Semana da Ciência e Tecnologia 2021, dirigida em especial aos estudantes do ensino secundário, com um programa de atividades organizado para que os participantes conhecessem as tendências mais atuais da investigação científica em áreas muito diversas, permitindo estabelecer ligações mais próximas com os atores principais destes processos, que são os investigadores.

No dia 22, visitou a UTAD o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, onde reuniu com os diretores das unidades de I&D e responsáveis pelos diversos polos de I&D na instituição, e visitou as infraestruturas de investigação. 

No mesmo dia, decorreu o Dia Aberto do projeto europeu Clim4Vitis – Climate change impact mitigation for European viticulture, no qual vários especialistas internacionais abordaram a temática das alterações climáticas e respetivos impactos na viticultura Europeia. Seguiram-se ao longo da semana cerca de cinco dezenas de ações em vários espaços fora e dentro do Campus Universitário e integrados no programa nacional de Ciência Viva; desde ações de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento, até exposições, conferências e palestras, passeios científicos, entre outras. A semana terminou com a Student Conference EliteSci 2021, onde os alunos de doutoramento da UTAD apresentaram e discutiram os trabalhos que têm em curso. 

Segundo o responsável da organização da Semana, Jaime Sampaio, dela ficou “convicção de que foi um aguçar de apetite que instigou curiosidade e inquietação para descobrir mais sobre a ciência e sobre a UTAD”.