A média com que António Paço concluiu a licenciatura em Economia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) valeu-lhe o reconhecimento do Banco de Portugal (BdP), com a atribuição do Prémio Professor Jacinto Nunes. Ao distinguir os 10 melhores estudantes de Economia no ano letivo de 2020-21, este galardão foi recebido com “orgulho e felicidade”.

Este prémio ‘individual’ é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo dos três anos de licenciatura, contudo, tem um significado um pouco mais especial. Constitui-se também como uma recompensa à persistência diária dos meus pais em me proporcionarem todas as condições para alcançar patamares de sucesso”, salienta o jovem recém-licenciado.

Foi no gosto pelo que se faz, no trabalho individual, no bom ambiente de toda a comunidade académica (desde docentes a colegas) e no suporte familiar que António Paço cunhou o sucesso. “A licenciatura em Economia na UTAD possibilitou-me a agregação dos fatores que considero necessários para atingir os melhores resultados possíveis”, reitera.

Natural de Lamego, António Paço ingressou no curso em 2018 e reconhece que a UTAD apresenta “um fator distintivo para o seu sucesso: a existência de uma relação de proximidade entre docentes e estudantes”. “É por isso que recomendo a licenciatura em Economia na UTAD a todos aqueles que se interessam pelas questões económicas e que ambicionam legitimamente ser um elemento ativo na comunidade académica”, frisa.

Devido às restrições pandémicas, os premiados foram recebidos individualmente pelos membros do Conselho de Administração doBdP​. Por isso, António Paço teve a oportunidade de estar à conversa com o vice-governador, Luís Máximo dos Santos, tendo visitado depois o Museu do Dinheiro.

Aos 22 anos, António Paço admite que o Prémio Professor Jacinto Nunes é o impulso para prosseguir “com o mesmo rigor noutros projetos, quer sejam académicos ou profissionais”.

O Prémio Professor Jacinto Nunes distingue, anualmente, os alunos com a melhor média final na licenciatura em Economia nos estabelecimentos de Ensino Superior. A cerimónia da entrega realizou-se a 25 de novembro, na sede do Banco de Portugal, em Lisboa.