Depois do sucesso da primeira edição, já está definida a calendarização da 2ª Convenção Psicologia UNorte, um evento copromovido pelas universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Minho (UM) e Porto (UP). Vocacionada para estudantes, docentes, investigadores e profissionais da área, a próxima convenção terá lugar na academia transmontana em 2024.

A 3 e 4 de fevereiro, cerca de 300 pessoas não perderam a oportunidade de participar na 1ª Convenção Psicologia UNorte, que decorreu na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Na sessão de abertura, estiveram presentes o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, os reitores Emídio Gomes (UTAD), Rui Vieira de Castro (UMinho) e António Sousa Pereira (UP).

“A 1º Convenção Psicologia UNorte e a criação de um domínio  PSI.UNORTE vêm consolidar a oportunidade de representação da região Norte enquanto espaço de referência na formação superior e na investigação em Portugal e no estrangeiro”, sublinha Catarina Pinheiro Mota, membro da Comissão de Organização da Psicologia UNorte.

A 1ª Convenção Psicologia UNorte procurou aprofundar a cooperação na área da psicologia em termos da mobilidade de docentes e estudantes, das atividades de investigação e da criação e implementação de cursos e formações especializadas.

Com mais de três dezenas de comunicações, o programa incluiu os mais diversificados temas nos vários domínios da Psicologia como o desenvolvimento da autonomia de crianças e jovens, a leitura de crianças com autismo, o rendimento desportivo, o assédio moral, os populismos, a adição à internet, os agressores sexuais ou o papel da memória. No último dia do evento, os estudantes de doutoramento do consórcio UNorte apresentaram comunicações, posters e pitchs.

Texto: Patrícia Posse