Uma dezena de estudantes finalistas da licenciatura em Enfermagem tornou-se uma voz ativa na prevenção da transmissão do vírus SARS-CoV-2 junto da comunidade académica. Sob a coordenação das professoras Isabel Barroso e Maria João Monteiro, nasceu o Gabinete de Aconselhamento COVID-19 em outubro de 2020.

“Após um processo de capacitação, alicerçado nos princípios da educação pelos pares vinculado à aprendizagem horizontal, estes alunos realizaram o atendimento da comunidade académica, potenciando a comunicação através das redes sociais, com a supervisão dos docentes da ESS”, recorda Isabel Barroso.

Maria João Monteiro, presidente da ESS, considera que esse “compromisso com uma cidadania ativa e participativa” enriqueceu o percurso académico dos estudantes. O trabalho no Gabinete de Aconselhamento COVID-19 levou ao desenvolvimento de competências em diferentes domínios e alavancou a sua inserção no mercado de trabalho.

“Considerando a necessidade de suportar as melhores decisões no conhecimento real da situação epidemiológica, conciliámos as atividades do Gabinete de Aconselhamento com o desenvolvimento de investigação com o objetivo de caraterizar a vulnerabilidade dos estudantes à COVID-19 e compreender a sua relação com o bem-estar psicológico”, frisa Maria João Monteiro.

Previsto no “Plano de Contingência Interno para a COVID-19 da UTAD”, o Gabinete de Aconselhamento contribuiu para elevar os níveis de literacia em saúde e combater a desinformação.

Texto: Patrícia Posse