foto: UTAD

UTAD com selo de garantia até 2026

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acaba de ser distinguida com a certificação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Um selo de garantia que vai ao encontro dos padrões europeus para a qualidade de ensino.

A decisão resulta da importância que a UTAD dá ao estudante, considerado o centro nevrálgico de toda a sua atividade. A título de exemplo, o estudante tem representação em órgãos de gestão da UTAD, tendo ainda ao seu dispor serviços de ação social, atividades desportivas, acesso facilitado a serviços de saúde e bem-estar, além da qualidade da oferta formativa e do processo de ensino-aprendizagem.

Este é um momento muito importante para a UTAD, que vê reconhecida a excelência da sua organização, através do nível mais elevado de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior”, sublinha o reitor Emídio Gomes.

A A3ES destaca ainda a qualidade da investigação, a colaboração com a comunidade envolvente, a internacionalização, bem como a política estratégica definida pela reitoria da UTAD.

A certificação é válida pelo seu período máximo, sendo que todo o processo é continuamente monitorizado pela A3ES e pela UTAD. Embora esta certificação seja facultativa, a melhoria contínua da qualidade é uma prioridade para a academia transmontana, enquanto instituição de referência de ensino, investigação, desenvolvimento e inovação.