foto: UTAD

Amanhã, 3 de março, a partir das 12h, o professor Carlos Nogueira, em representação da Cátedra José Saramago, estará em Tondela para falar da dimensão universal do romance “Memorial do Convento”. A convite da Rede de Bibliotecas de Tondela, o investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai desafiar os estudantes a (re)descobrir esta obra de Saramago, editada pela primeira vez em 1982.

Promovido no Polo I da UTAD, o Ciclo de Aulas Abertas “José Saramago, Escritor Universal” contará  com a intervenção do professor José Eduardo Reis sobre “O Conto da Ilha Desconhecida no contexto do imaginário peninsular”. Nesta sessão de 7 de março, , a partir das 15h, estarão presentes alunos das escolas secundárias de Vila Real, tendo a oportunidade de conhecer a obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, um dos livros de José Saramago mais lido pelo público juvenil português.

A 8 de março, a apresentação do livro “De Memórias Nos Fazemos”, da autoria da filha de José Saramago, ficará a cargo de Carlos Nogueira. Na sessão, que começa às 11h30 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, estará presente Violante Saramago Matos. Nas páginas do novo livro, evoca-se o passado em que pai e filha dialogavam através da escrita.

No ano em que se comemora o Centenário de José Saramago, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou a Cátedra José Saramago, a primeira do País que tem como patrono o único Prémio Nobel da Literatura de Língua Portuguesa. Estas iniciativas, em parceria com a Livraria Lello, integram a programação prevista para o mês de março.

Texto: Patrícia Posse