1

Novo espaço laboratorial de Ensino inaugurado na UTAD

A Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (ECVA) inaugurou, no dia 8 de março, o novo espaço laboratorial de Ensino (Life Sciences Lab 1.0, MasterClass), com a presença do Reitor, Emídio Gomes, e outros membros da reitoria, assim como docentes e investigadores, da instituição.

A presidente da ECVA, Raquel Chaves, deixou o seu testemunho sobre o quanto a nova estrutura representa para o aumento da qualidade do ensino e investigação da sua escola, pretendendo-se que seja um espaço diferenciador para a lecionação de formações de 2º e 3º ciclos. Este espaço foi possível de concretizar devido ao “Plano de investimento prioritário para a requalificação de espaços e equipamentos de apoio ao Ensino”, disponibilizado pelo Reitor, o que lhe mereceu palavras de reconhecimento da presidente da Escola.

O Reitor da UTAD enalteceu, por sua vez, o excelente aproveitamento que a ECVA deu a uma parte da verba de pouco mais de 600 mil euros disponibilizada às Escolas no início do mandato, com vista à melhoria das condições de ensino e investigação. “Temos de melhorar cada vez mais as nossas condições de ensino e investigação e é com agrado que vemos a ECVA inaugurar esta MasterClass para um conjunto de mestrados nos domínios das ciências biológicas, o que melhora as condições de atratividade para alunos do 2º ciclo e do 3º ciclo também”.

É de sublinhar que a ECVA, que tem como um dos seus grandes objetivos aumentar a captação de estudantes de 2º ciclo, está empenhada, nos próximos anos, em requalificar alguns espaços, atualizar as suas salas de aula e o seu equipamento laboratorial de ensino. Assim, este laboratório representa a primeira infraestrutura requalificada (que aguarda ainda o equipamento laboratorial) da ECVA, estando já em marcha outras ações que se espera sejam concretizadas num futuro próximo.