1

No encalço da vocação

Foi na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que mais de 30 jovens apoiados pela Associação Bagos D’Ouro tiveram a oportunidade de contactar com as áreas profissionais do seu interesse. Da genética à veterinária, passando pelo desporto e pela comunicação, estes jovens podem, agora, fazer uma escolha mais esclarecida quanto ao seu futuro profissional.

Com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, os 37 estudantes tiveram um contacto direto e prático com as áreas da sua preferência: veterinária e zootecnia, comunicação e multimédia, biologia, genética e desporto. Além da passagem pelos estábulos, conheceram os bastidores da ciência com experimentação em laboratórios e contacto com os investigadores. Com passagem pelos estúdios da UTAD TV, os estudantes perceberam como se preparam as notícias que chegam pela televisão.

A par destas visitas, tiveram sessões de auto-conhecimento e exploração do sistema educativo e uma sessão inspiracional, com construção do plano de ação para a tomada de decisão.

Este roteiro, que aconteceu de 10 a 14 de abril, aconteceu graças ao projeto “Take Action | Realiza-te no Douro”, cujo principal objetivo é orientar e promover a integração na vida ativa local, criando oportunidades para o desenvolvimento de projetos de vida de sucesso. No âmbito da responsabilidade social, a UTAD continua, assim, a afirmar-se como um parceiro essencial para promover uma aproximação dos jovens da região à sua vasta oferta formativa e científica.

 

Texto: Patrícia Posse