Partilhe

[Imprimir]

É já amanhã que a investigadora Sara Santos, participa na ‘World Creativity and Innovation Week’ (WCIW), que decorre em formato online e de acesso gratuito. A partir da UTAD, Sara Santos, mentora do “Skills4Genius” e a investigadora do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), vai apresentar o seu programa como exemplo de criatividade e inovação pedagógica, numa sessão que começa às 12h.

Nascido na sequência do doutoramento de Sara Santos, o programa Skills4Genius tem vindo a desenvolver a criatividade através da prática desportiva. Desde 2016, já estiveram envolvidas mais de 1500 crianças (entre os 5 e os 10 anos) de em escolas portuguesas da região Norte. A Fundação Calouste Gulbenkian selecionou o projeto “Skills4Genius” para integrar a 1ª edição das “Academias do Conhecimento”, sendo agora considerado uma metodologia de referência.

A missão da Academia Experimental Skills4genius é promover, através da prática desportiva, a criatividade, a adaptabilidade e a capacidade de resolução de problemas em crianças e jovens. Os resultados preliminares indicam um desenvolvimento muito favorável destas competências. Portanto, o contexto desportivo, quando mediado por determinadas práticas pedagógicas, pode ser considerado um difusor ideal para potenciar a criatividade nas crianças do 1º ciclo”, relata a investigadora.

Sara Santos integra ainda o leque de “impulsionadores” portugueses da ‘World Creativity and Innovation Week’ (WCIW), que acontece entre 19 e 21 de abril.

 

Texto: Patrícia Posse