A 30 de abril, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) acolhe uma das semifinais das Olimpíadas de Química Mais (OQ+), que contará com a participação de 27 alunos, oriundos de nove escolas secundárias da região Norte. Esta é já a 4ª edição do evento a ter lugar na academia transmontana.

A prova das OQ+ começa às 11h, nas salas do edifício do Complexo Laboratorial, e será acompanhada por docentes e pessoal não docente do Departamento de Química da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente.

Os alunos apurados nestas semifinais passam à final nacional, que terá lugar na Universidade de Aveiro a 7 de maio, e na qual poderão qualificar-se para a 55ª Olimpíada Internacional de Química e para as Olimpíadas Iberoamericanas de Química.

Na semifinal da UTAD, cada aluno da equipa vencedora terá a oportunidade de acompanhar, durante uma semana, um trabalho experimental a decorrer num dos grupos de investigação desta academia.

Durante a realização da competição, os professores acompanhantes e familiares dos alunos podem fazer uma visita ao Museu de Geologia Fernando Real. Durante a tarde, está agendada uma visita ao Herbário no campus, a que se seguirá a cerimónia de encerramento das OQ+, com a entrega dos certificados de participação e divulgação das equipas premiadas.

Organizadas pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) em colaboração com várias universidades portuguesas, as Olimpíadas de Química Mais procuram estimular, nos alunos do Ensino Secundário, o gosto pelo estudo da Química tão importante e tão presente em vários domínios da vida atual.

Texto: Patrícia Posse