Em maio e em junho, o auditório da Biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro volta a receber alunos do Ensino Básico para debater algumas obras de José Saramago. Estas atividades são promovidas no âmbito da Cátedra José Saramago, a primeira do País que tem como patrono o único Prémio Nobel da Literatura de Língua Portuguesa.

A 2 de maio, entre as 11h e as 12h30, as turmas do 8º ano do Agrupamento de Escolas D. Sancho II (Alijó) vão assistir a uma aula e debate sobre José Saramago e “O Conto da Ilha Desconhecida”.

A 17 de junho, será a vez das turmas de 12.º ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real). Entre as12h e as 13h30, os estudantes vão debater a vida do escritor e a obra “O Memorial do Convento”.

No ano em que se celebra o centenário do escritor português, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou a Cátedra José Saramago.

Texto: Patrícia Posse