1

UTAD prepara uma “lição ambiental” para 250 crianças

Foto: UTAD

Amanhã, a partir das 10h, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai receber cerca de 250 crianças do 1º ciclo do ensino básico, proporcionando-lhes experiências saudáveis e sustentáveis dentro do ecocampus. A iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial da Criança, antecipando a celebração do Dia Mundial do Ambiente (que se comemora a 5 de junho).

Conhecer o Jardim Botânico, alimentar os animais da Quinta de Prados, descobrir as rochas e os minerais do Museu de Geologia e/ou provar ementas saudáveis no Kitchen Lab são algumas das propostas da UTAD.

No período da tarde, haverá atividades extensíveis à comunidade académica (estudantes, docentes e não docentes). Às 14h, brigadas de reciclagem vão percorrer o campus para recolher lixo, seguindo-se uma corrida de rolamentos e a sessão BikeUp no auditório da AAUTAD. O programa fica completo com a realização de um arraial sustentável, pelas 18h, no University Center (Largo do Pedrinhas).

À noite, a UTAD apresenta, no Teatro de Vila Real, “Alice no País das Maravilhas”, um projeto artístico-educativo promovido pela licenciatura de Educação Básica da UTAD, encenado pelas docentes Rita Azevedo e Susana de Figueiredo com os alunos dos 3º anos do curso no elenco. A estreia acontece pelas 21h30 para o público em geral em, amanhã, o espetáculo repete pelas 11h e destina-se à comunidade escolar do 1° ciclo do ensino básico como forma de agradecimento pela receção dos estagiários da UTAD.

Além de aplicar as expressões artísticas – Dança, Expressão Dramática/Teatro, Expressão Musical e Expressão Plástica – apreendidas nas aulas de Didáticas das Expressões, esta iniciativa nasce na perspetiva da Educação Artística.

 

Texto: Patrícia Posse