A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe, amanhã, a conferência científica dos 25 anos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Dedicado ao tema “Programas e Projetos de I&D”, o evento contará com as presenças da presidente da FCT, Helena Pereira, e do Secretário de Estado para o Ensino Superior, Pedro Teixeira, que fará o encerramento.

A abertura da sessão ficará a cargo do reitor da UTAD, Emídio Gomes, e da presidente do Conselho Diretivo da FCT, Helena Pereira, que fará também a primeira intervenção sobre a temática – “Projetos de I&D: orientação estratégica e multidisciplinaridade”. Luísa Henriques, também da FCT, abordará o impacto e as prioridades como “as duas faces do financiamento de projetos de I&D”, enquanto João Ferrão, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, falará sobre a “Valorização da dinâmica territorial”. Seguir-se-ão as intervenções de José Paulo Esperança, vice-presidente do Conselho Diretivo da FCT, sobre “Benefícios dos projetos de investigação – sociedade e economia”, e da investigadora Berta Gonçalves, da UTAD, que apresentará o “Impacte de um projeto FCT na fileira da cereja”.

O programa contempla ainda uma mesa de discussão intitulada “O papel dos projetos de I&D na ciência e no desenvolvimento”,moderada pelo vice-reitor para a Investigação da UTAD, Eduardo Rosa, e com uma intervenção inicial de Isabel Carvalho (FCT). Carlos Fonseca (Forestwise), José Alberto Pereira (Instituto Politécnico de Bragança), Helena Canhão (Nova Medical School), Célia Cabral (Universidade de Coimbra) e Paulo Correia-de-Sá (ICBASUniversidade do Porto) vão dinamizar o debate.

A 6ª sessão comemorativa dos 25º anos da FCT terá lugar na Aula Magna da UTAD, a partir das 14h15, tendo ainda transmissão online.