foto: UTAD

Arranca hoje a 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2022/23 e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disponibiliza 1590 vagas para os seus 36 cursos de licenciatura e mestrado integrado. Design Sustentável e Engenharia Física são as estreias na oferta formativa de 1º ciclo da academia transmontana.

Engenharia Informática (145), Ciências do Desporto (120) e Enfermagem (90) são os cursos que lideram a lista de os cursos da UTAD com mais vagas disponíveis para o próximo ano letivo. Pela primeira vez, a UTAD proporciona aos candidatos ao Ensino Superior duas novas licenciaturas: Design Sustentável e Engenharia Física, com 40 e 20 vagas disponíveis (respetivamente).

Ancorado numa componente técnico-científica altamente especializada em sustentabilidade e inclusividade, o curso de Design Sustentável é único em Portugal. Pretende formar profissionais capazes de desenvolver produtos melhorados e/ou inovadores, que gerem valor para empresas, consumidores e sociedade em geral. Por isso, os alunos vão estar permanentemente ligados aos processos industriais de fabrico, manuais e digitais, de forma a adquirir competências e capacidades que lhe permitam a rápida adaptação às necessidades dos diferentes mercados, à escala nacional e internacional. Os estudantes vão ter acesso a estágios curriculares em universidades europeias, fruto dos acordos de cooperação estabelecidos pela UTAD, que preveem também a mobilidade de docentes de outras nacionalidades.

Já o plano de estudos da licenciatura em Engenharia Física assenta na aquisição de conhecimentos complementares nas áreas da matemática, química (nomeadamente em materiais) e engenharia (com destaque para programação e eletrónica). Assim, este novo curso da UTAD quer formar profissionais em diversos domínios da Física, preparando-os para serem embaixadores na inovação científica e, simultaneamente, dotá-los das ferramentas tecnológicas que permitam desenvolver soluções tecnologicamente inovadoras para os desafios que a sociedade enfrenta.

A 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023 decorre até 8 de agosto, devendo a candidatura ser submetida através do sistema online pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Seguem-se mais duas fases de candidaturas: de 12 a 23 de setembro (2ª fase) e de 7 a 11 de outubro (3ª fase).

Texto: Patrícia Posse