[Imprimir]

Realizou-se no passado dia 21 de outubro, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a entrega de prémios da Sociedade Portuguesa de Ciências Veterinárias (SPCV). Esta sociedade centenária (completou 120 anos no dia 20 de outubro), tem como tradição premiar os melhores alunos de diversas áreas científicas do curso de Mestrado integrado em Medicina Veterinária, dos diferentes cursos de todo o país. 

Os prémios são: Prémio Bernardo Lima (atribuído aos alunos com melhores classificações em Biomatemática e Informática, Exognosia, Genética, Zootecnia e Melhoramento Animal e Economia); Prémio Ferreira Lapa (atribuído aos alunos com melhores classificações em Bioquímica, Microbiologia e Imunologia e Tecnologia dos Produtos Animais); Prémio Inácio Ribeiro (atribuído aos alunos com melhores classificações em Anatomia, Histologia, Patologia Geral e Anatomia Patológica); Prémio Ildefonso Borges (atribuído aos alunos com melhores classificações em Parasitologia e Patologia das Doenças Parasitárias); Prémio José Maria Teixeira (atribuído aos alunos com melhores classificações em Semiologia Médica e Cirúrgica, Patologia Médica, Patologia Cirúrgica e Patologia das Doenças Infeciosas); e Prémio Nunes Petisca (atribuído aos melhores alunos na disciplina de Anatomia Patológica).

A cerimónia iniciou-se com a sessão de “Boas Vindas” pela Profª Laurentina Pedroso da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), prosseguindo com a palestra “Novo Mandato, Novos Desafios”, pela Presidente da SPCV e docente da UTAD, Profª Maria dos Anjos Pires.

A sessão continuou com uma entrevista ao convidado, Coronel Médico-Veterinário Prof. Carlos Penha Gonçalves, membro da equipa que elaborou o “Plano de Vacinação contra a COVID-19” em Portugal, onde foi o responsável pelo Núcleo de Normas e Simplificação. Desde Setembro de 2021, com o fim da Task Force, é o líder da equipa que ficou responsável pela coordenação das vacinas contra esta doença.

Após uma entrevista com ampla participação da assistência, procedeu-se à entrega dos prémios, dos anos de 2017/18 até 2020/21, aos melhores alunos das várias universidades. Os alunos da UTAD contemplados são: 

Ano de 2017/18:

Carlos Jorge de Sá Leitão, prémios Bernardo Lima, Ferreira Lapa, Inácio Ribeiro, José Maria Teixeira, Ildefonso Borges e Nunes Petisca.

2018/19:

Ana Teresa Dias Machado, prémios Bernardo Lima e Ferreira Lapa

Margarida da Silva Nunes Pereira, prémios Inácio Ribeiro, José Maria Teixeira, Ildefonso Borges e Nunes Petisca

2019/20:

Francisca Soares Marques de Almeida, prémios Bernardo Lima, Ferreira Lapa, Inácio Ribeiro, José Maria Teixeira, Ildefonso Borges e Nunes Petisca

2020/21:

Ana Carolina Fernandes Matos, prémios Bernardo Lima e Ferreira Lapa

Nádia Marisa de Oliveira Monteiro, prémio Inácio Ribeiro

Micaela Catarina Crespo Martins, prémios José Maria Teixeira e Ildefonso Borges

Tiago Daniel Soares da Silva, prémio Nunes Petisca