1

Vinhos & Queijos, a nova aposta “Alumni UTAD”

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai lançar a nova colheita de “Vinhos Alumni”, a que se junta, este ano e pela primeira vez, um trio de queijos também produzidos por antigos alunos da academia transmonta. “A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection 2022” está marcada para 11 de novembro e contará com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

“Estamos perante um desafio renovado, desta vez com a inclusão do lançamento de três queijos da marca Alumni UTAD, que reforçam o já tradicional evento dos vinhos de edição especial, feita por antigos alunos”, afirma o reitor da UTAD, Emídio Gomes.

Esta 5ª edição do evento terá, assim, outro sabor, com a degustação de queijos de cabra, ovelha e vaca produzidos, respetivamente, por Inácio Neto, João Reis e Zulmira Lopes.

Também formados na UTAD, Martta Reis Simões, Sandra Alves, Sofia Caldeira e Tiago Alves de Sousa são os autores dos “Vinhos Alumni 2022”: um tinto nascido na região de Lisboa; um branco criado no Alentejo; um Vinho do Porto com todo o terroir do vale do Douro e um espumante produzido na ilha da Madeira.

Os Alumni UTAD são um orgulho para a instituição e são, sem dúvida, os seus melhores embaixadores”, salienta o reitor da UTAD.

Depois da harmonização dos vinhos com os queijos Alumni UTAD, seguir-se-á uma “passagem de testemunho” para que outros ex-alunos assumam o mesmo compromisso para com a próxima edição do evento “A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”.

Texto: Patrícia Posse