1

Rio de Janeiro aposta na cooperação cultural com a UTAD

A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, esteve ontem (3 de novembro), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com o objetivo de estabelecer futuras parcerias com esta instituição no domínio da cultura e da economia criativa.

Recebida pelo Vice-Reitor para a Internacionalização, Luís Ramos, e por docentes da subárea das Ciências da Cultura do Departamento de Letras Artes e Comunicação (DLAC), a Dra. Danielle Barros começou por conhecer a grande disponibilidade da UTAD na implementação de acordos de cooperação com a Secretaria que lidera e com instituições de Ensino Superior brasileiras, especialmente do Estado do Rio de Janeiro.

O Vice-Reitor traçou, em linhas gerais, o papel da UTAD na sua crescente afirmação nacional e internacional, realçando que, “apesar de jovem é já uma Universidade com carisma e uma dimensão multicultural relevante. Temos neste momento estudantes de 45 nacionalidades”. Lembrou também que “quase metade dos alunos internacionais são provenientes do Brasil”, havendo, por isso, acentuadas razões para o reforço da cooperação a vários níveis.

A Secretária de Estado, por sua vez, deu testemunho do seu interesse em promover diversos intercâmbios que englobam a partilha de experiências, a investigação, a formação e a organização de eventos nas áreas das Políticas Públicas para a Cultura da Educação, Cultura, Património e Economia Criativa, sublinhando o facto de o Estado do Rio de Janeiro apostar na relação multicultural com outros países, em especial com Portugal. Lembrando que no seu Estado “estão as grandes universidades do Brasil”, a Dra. Danielle Barros realçou a importância do estabelecimento da parceria com a UTAD pensada para abranger e desenvolver as áreas já referidas entre a UTAD e o Estado do Rio de Janeiro.