A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) apresenta, a 11 de novembro, “A Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection 2022”. Um quarteto de vinhos e um trio de queijos, nascidos das mãos de antigos alunos da academia transmontana, compõe a colheita premium deste ano.

O adágio popular aconselha que no Dia de São Martinho, se vá à adega e se prove o novo vinho, mas, este ano, a UTAD reinventa a tradição e convida a provar o mais recente produto da marca Alumni: os queijos.

A UTAD era a única universidade portuguesa com vinhos de autor, produzidos pelos seus ex-alunos de enologia. Agora, passa a incluir também uma gama de queijos, que herda o conhecimento científico e o saber-fazer dos nossos Alumni do agroalimentar”, afirma o reitor da UTAD, Emídio Gomes.

O queijo é o grande destaque desta 5ª edição do evento, apresentando-se em três variedades: queijo de vaca elaborado por Zulmira Lopes, queijo curado de ovelha da responsabilidade de João Reis e queijo de cabra produzido em Trás-os-Montes por Inácio Neto. Estes sabores vão ser harmonizados com os néctares produzidos por Sandra Alves(um branco criado no Alentejo), Martta Reis Simões (um vinho tinto nascido na região de Lisboa), Tiago Alves de Sousa (um Vinho do Porto com todo o terroir do vale do Douro) e Sofia Caldeira (um espumante vindo da ilha da Madeira).

A degustação desta colheita Alumni será precedida de um programa que inclui um workshop dedicado à produção de queijo fresco, um curso de iniciação à prova de vinhos na metodologia do escanção e uma conversa à volta dos queijos.

Texto: Patrícia Posse