Partilhe

[Imprimir]

“O comércio eletrónico na competitividade e internacionalização das cooperativas e empresas agroalimentares” é o tema do seminário que vai ter lugar, a 16 de março, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Durante este evento, serão ainda apresentados os resultados do projeto AGROSMARTglobal.

Este projeto tem por objetivo consolidar o espaço de interação e competitividade das cooperativas agroalimentares SUDOE (programa Interreg do Sudoeste Europeu), através do desenvolvimento de processos, ferramentas e serviços de apoio avançados que facilitem o posicionamento, a promoção e a expansão internacional através de estratégias de marketing digital. A área do projeto abrange dez regiões da zona SUDOE: Galicia, Castilla-Lamancha, País Basco, La Rioja (em Espanha), Nouvelle-Aquitaine (França) e o Norte, Algarve, Centro, Lisboa e Alentejo (Portugal). 

O projeto visa favorecer o desenvolvimento e a coesão económica, através da criação de competências e da procura de soluções transnacionais mais eficientes para apoiar as cooperativas agroalimentares, com o objetivo de melhorar a competitividade, através da criação e consolidação de redes e serviços de apoio à internacionalização, aproveitando as vantagens proporcionadas pelas novas tecnologias e pela evolução do comércio eletrónico a nível internacional. 

O seminário, que terá lugar pelas 14h, no auditório dos Blocos Laboratoriais da UTAD, terá oradores de várias entidades (AICEP, Adegas Cooperativas de Portugal, PecNordeste e Cooperativa Agrícola de Favaios) que apresentarão vários casos de comércio eletrónico. Segue-se uma segunda parte para apresentar os resultados do projeto Sudoe com a participação da UTAD, Confagri, AGACA.  Os destinatários deste evento são técnicos das empresas e das cooperativas agro-alimentares, bem como seus associados, académicos e outros interessados em conhecer as vantagens do comércio digital na internacionalização das empresas e cooperativas.  

Ver programa:  

https://eventos.utad.pt/wp-content/uploads/2023/03/PROGRAMA_Seminario-AgroSmartGlobal_PROVA-DT-5-1.pdf