“Desenvolvimento de aplicações alternativas para cimentos alcalinos no âmbito da Economia Circular” é o nome do workshop que vai ter lugar, na próxima quarta-feira, 29, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“Este workshop foca aplicações inovadoras dos recentes ‘cimentos alcalinos’, que pretendem contribuir, de forma ampla, para a promoção da Economia Circular e da descarbonização no âmbito das principais áreas de atuação do Programa Ambiente”, afirma o professor da UTAD, Nuno Cristelo.

Alinhado com os objetivos do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE) 2014-2021 e com as atuais estratégias nacionais, este workshop vai ao encontro do desenvolvimento de materiais eco-sustentáveis (incluindo nanomateriais) através da reciclagem de resíduos e da incorporação em sistemas construtivos modulares com elevada eficiência energética.

Financiado pelo EEA Grants (Irlanda, Liechtenstein, Noruega), o encontro vai contar com a presença de investigadores espanhóis, do centro tecnológico AIMEN [Galiza], da Universidade Carlos III e do Instituto Eduardo Torroja, de investigadores do centro tecnológico SINTEF, da Noruega, sendo ainda de destacar a participação de docentes da Universidade de Aveiro.

O auditório B0.01, no edifício laboratorial, vai acolher este workshop, cujas inscrições podem ser feitas online.

Texto: Joana Costa