Foto: UTAD

Partilhe

[Imprimir]

Está a nascer na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) uma plataforma digital integrada (app) que cruza a gamificação, a diversão e os territórios para promover a atividade física e reduzir comportamentos sedentários da população portuguesa.

“O EASIER – hEalth And wellneSs promotIng gamE platfoRm é um projeto de investigação e desenvolvimento que representa um passo importante na implementação de soluções inovadoras na área da Tecnologia em Saúde. Pretende-se que os utilizadores se divirtam enquanto se exercitam e, assim, consigam manter uma rotina saudável e mais ativa”, explica o coordenador do projeto, Nuno Leite.

Em Portugal, 73% da população nunca se exercita ou pratica desporto, segundo dados do Eurobarómetro do Desporto e Atividade Física, publicado em 2022 pela Comissão Europeia. Por isso, o EASIER está a desenvolver uma aplicação de acesso gratuito e para todas as idades 

A longo-prazo, pretende-se aplicar este conceito num contexto macro, a nível europeu, utilizando jogos com recurso a realidade aumentada, assentes em percursos realizados em espaços naturais e urbanos, com diferentes níveis de exigência e criados automaticamente pela plataforma com base no perfil e nas necessidades dos jogadores”, conclui o docente da UTAD.

Este projeto resulta de uma parceria entre a UTAD, a Sistrade – Software Consulting, S.A. e a Movimento 180º, Consultores, Lda., contando com o apoio do Município de Vila Real.

Texto: Patrícia Posse