1

Museu de Geologia da UTAD com mais de duas mil visitas

Em menos de cinco meses, são já 2 344 os visitantes do Museu de Geologia Fernando Real, um número que se aproxima do total de visitas do último ano.  Situado no campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), este espaço museológico é procurado pelo público em geral e por escolas (sobretudo de toda a região Norte), desde o Ensino Pré-Escolar até à Universidade Sénior.

Só este ano, já recebemos 34 escolas, mais quatro do que em 2022, e continuamos a trabalhar para dar a conhecer as nossas coleções de minerais, rochas e fósseis a um número cada vez maior de alunos e público em geral”, sublinha a diretora do Museu, Elisa Preto Gomes.

No último ano, o Museu de Geologia registou 2 383 visitantes, sendo que de Janeiro até Maio, já atingiu a marca dos 2 344. Com um espólio de milhares de amostras de todo o mundo, o Museu de Geologia da UTAD tem recebido visitantes de África do Sul, Angola, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Moçambique.

Nos 350 m2 do Museu, a vitrine dos minerais da Mina da Panasqueira prende o olhar dos visitantes, mas não só. “A Morganite, Rodocrosite, Azurite, Barite e Galena expostas na vitrine do benemérito Dr. Silva Araújo também despertam a curiosidade. Depois, temos amostras como a de Água Marinha (do Paquistão), a Fluorite e Barite (de Espanha), o dente de tubarão Mesosaurus brasilienses ou o meteorito que não deixam ninguém indiferente”, destaca Elisa Preto Gomes.

 Além de pertencer à Rede de Museus do Douro (MuD), o Museu de Geologia integra a Rede Ibérica de Espaços Geomineiros desde 2017 e o Roteiro de Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, desde 2010. Em curso, está a ampliação do Jardim Geológico de Trás-os-Montes e Alto Douro, um projeto embrionário do Museu de Geologia, para criar estações geológicas pelo campus da academia transmontana.

Texto: Patrícia Posse