A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebeu hoje, dia 18, duas profissionais de saúde, uma proveniente do Reino Unido e outra da Dinamarca, para dar a conhecer algumas áreas de investigação que ligam o meio ambiente e a saúde.

Esta visita decorreu no âmbito do Programa de Intercâmbio HOPE, que faz parte da missão do Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro (CACTMAD).

É excelente para nós mostrar pelo menos uma parte do que fazemos na nossa universidade e  de que forma poderá auxiliar os hospitais na melhoria da sua sustentabilidade ambiental”, reconhece Cristina Matos, Assessora da Reitoria da UTAD para o Ambiente.

O Programa de Intercâmbio HOPE 2023 tem como foco: “Clima e Meio Ambiente: Desafios para hospitais e serviços de saúde” e inclui a realização de um estágio, por parte de profissionais de saúde, em hospitais e instituições de saúde durante quatro semanas.

Além da troca de experiências e conhecimento entre os profissionais da União Europeia, o objetivo é que os participantes recolham, no país e no hospital anfitrião, inspiração e conhecimento de como lidar com casos semelhantes no seu ambiente de trabalho, no hospital de origem.

Texto: Joana Costa