A UTAD, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e RTP, vai dar início amanhã (31 de maio) a três iniciativas articuladas para celebrar o centenário do nascimento do Eng.º Jaime Filipe, um dos mais destacados inventores portugueses dos anos 70 e 80 do século passado, pioneiro na introdução da Engenharia de Reabilitação em Portugal, mentor e autor do primeiro programa de Inovação e Deficiência na televisão portuguesa – o programa “NOVOS HORIZONTES”.

Em 1974, Jaime Filipe criou o CIDEF – Centro de Inovação para Deficientes Físicos no seio da Associação Portuguesa de Invenção e Inovação, um especializado na área da Engenharia de Reabilitação, no âmbito do qual concebeu vários Produtos de Apoio para pessoas com deficiência, galardoados no Salão Internacional de Invenções de Genebra e no Salão Mundial de Invenções de Bruxelas.

Estas iniciativas iniciam-se na UTAD às 11h com uma exposição documental e mostra museologia de tecnologias de apoio para pessoas com deficiência que terão lugar no Laboratório Jaime Filipe, da Escola de Ciências e Tecnologia. A exposição estará aberta até ao dia 1 de junho. No mesmo dia, às 13h da tarde, a RTP homenageia Jaime Filipe – o seu ex-diretor do Centro de Formação, com a transmissão na RTP Memória de um episódio NOVOS HORIZONTES de 1987 que lhe foi dedicado. À tarde, a UTAD transmitirá via canal do YouTube de dedicado a Jaime Filipe o II Simpósio sobre Vida e Obra desta personalidade.

Em paralelo e com uma sessão comum com o Simpósio da UTAD, decorrerá no APMEI, em Lisboa, o evento do INR – a cerimónia de entrega do Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe – edição 2022. Este prémio instituído 2001, de periodicidade anual, visa estimular a criatividade a área tecnológica e de design no domínio das Tecnologias de Apoio e Acessibilidade. Este evento do INR contará com uma Feira de Inovação e a presença da senhora Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

Mais informações sobre estas iniciativas podem ser consultadas no sítio web www.jaimefilipe.pt da responsabilidade do Centro de Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade da UTAD.

O programa das celebrações encontra-se disponível em: https://www.jaimefilipe.pt/simposio2023/

Texto: Alexandre Parafita