Decorreu hoje (30 de maio) na UTAD a assinatura de um contrato de parceria estratégica entre esta Universidade e a empresa espanhola Iberdrola, com vista à implementação de um programa de Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) e medidas compensatórias do Sistema Eletroprodutor do Tâmega. Esta colaboração terá como objectivo a proteção e conservação de espécies e habitats ao longo do Tâmega.

A cerimónia, que teve a presença do reitor da UTAD, Emídio Gomes, e da Coordenadora de Ambiente da Iberdrola/Portugal, Sara Hoya, entre outros intervenientes ativos na parceria, permitiu destacar o nível de excelência que aquela empresa ibérica reconhece à UTAD, em especial ao seu Laboratório de Ecologia Fluvial e Terrestre (LEFT) contratualizado para liderar os trabalhos. Tanto o reitor da UTAD como a responsável da Iberdrola expressaram, nas suas intervenções, a grande confiança nos resultados desta parceria, tendo em conta o elevado potencial do corpo científico e técnico que a implementará no terreno.

Ao coordenador deste laboratório, Joaquim Jesus, coube fazer uma apresentação detalhada das várias etapas do programa, identificando as principais espécies da fauna e da flora a proteger, assim como os seus habitat ao longo do Tâmega.

O Vice-Reitor para a Inovação, Transferência de Tecnologia e Universidade Digital, João Barroso, enfatizou o valor dessa colaboração, considerando esta parceria estratégica com a Iberdrola como representando “um marco significativo na valorização e transferência do conhecimento gerado pela UTAD”.

Texto: Alexandre Parafita