A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) transforma-se no melhor cenário para que meia centena de crianças possa celebrar, amanhã, o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Haverá contacto com os cavalos e os beagles da Quinta de Prados, percursos peloJardim Botânico, texturas de rochas no Museu de Geologia e esqueletos de vários animais no Museu de Anatomia. A manhã terminará com o desafio “Deixa a tua marca na UTAD”, uma atividade de pintura ao ar livre no University Center [Largo do Pedrinhas].

Vindas do agrupamento de escolas Diogo Cão [Vila Real], as 50 crianças do 1º ciclo vão poder aprender alguns princípios ambientais e de sustentabilidade implementados na UTAD.

Dar a conhecer o campus, devidamente certificado pelas normas ISO 14001 e 50001 (Ambiente/Energia), e contribuir para a literacia ambiental dos mais pequenos são os principais objetivos desta iniciativa. Por outro lado, é mais uma forma de criar, desde cedo, uma ligação com potenciais alunos e abrir as portas da UTAD à comunidade, enquanto espaço privilegiado de lazer e promoção ambiental.

Texto: Patrícia Posse