Até 2025, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai integrar a comissão executiva da rede CRUSOE – Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa, depois de ter sido eleita por unanimidade. O ato decorreu hoje, 2, durante a 13ª assembleia geral, que teve lugar na Universidade do Minho.

“A UTAD tem estado envolvida em vários projetos de cooperação em áreas como o património cultural digital, os sistemas agroalimentares competitivos e a mobilidade e os transportes inteligentes, contribuindo para o desenvolvimento territorial e a especialização inteligente da macrorregião do Sudoeste Europeu. No biénio 2023-25, queremos alargar e aprofundar a cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural, não só com as instituições de Ensino Superior desta rede, mas também com as estruturas e os governos regionais e até com as Comunidades Intermunicipais e os municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro”, sublinhou o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos.

O encontro contou com representantes de 23 universidades e politécnicos desta macrorregião e, como observadores, de membros das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte e Centro e dos governos autónomos da Galiza, Astúrias e Castela e Leão.

Ángel Pazos, reitor da Universidad de Cantabria, passa a presidir à CRUSOE, sucedendo no cargo ao reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. A agenda desta 13ª assembleia geral incluiu a eleição da nova equipa da presidência e da comissão executiva, a ratificação dos coordenadores dos grupos de trabalho em sistemas alimentares, energia sustentável e mobilidade inteligente, bem como a apreciação dos relatórios de contas e de atividades.

Texto: Patrícia Posse