1

Visita à UTAD do Cônsul Geral de Moçambique

A UTAD recebeu, na passada sexta-feira (dia 2 de junho), a visita do Cônsul Geral de Moçambique no Porto e Zona Note de Portugal, Agostinho Tomé Milton, para apresentação de cumprimentos de despedida ao regressar a Moçambique, terminada que está a sua missão no nosso país. Recebido pelo Vice-Reitor e Pró-Reitora para a Internacionalização, Luís Ramos e Cristina Saraiva, respetivamente, bem como pelo Administrador da UTAD, José Miguel Gomes, acompanhavam-no também vários alunos e investigadores moçambicanos que desenvolvem os seus trabalhos nesta Universidade.

O Vice-Reitor, Luís Ramos, enalteceu o contributo do Cônsul Geral no estreitamento de laços e consolidação de parcerias com as instituições de ensino superior moçambicanas e outras instituições do seu país. Mas não deixou ainda de realçar a “forte e antiga ligação da UTAD com Moçambique e os moçambicanos e que vem desde a sua fundação enquanto instituição de ensino superior, há quase 50 anos, pelo facto de uma parte significativa dos seus primeiros professores e dirigentes de lá terem vindo e lá se terem formado”.

Trata-se assim – assinalou Luís Ramos – “de um legado que queremos preservar e honrar e que, de alguma forma, queremos retribuir através, nomeadamente, da construção de acordos e parcerias estratégicas com os órgãos governamentais e as instituições de ensino superior moçambicanas para partilharmos saberes e competências, contribuindo, assim, para o desenvolvimento dos nossos países”. Nesse sentido – afirmou ainda – “queremos trazer mais alunos moçambicanos para estudar na UTAD, porque, como a experiência dos últimos anos nos tem mostrado, estamos perante jovens bem preparados, com uma grande motivação e um enorme sentido de responsabilidade”.

Por seu turno, o Cônsul Agostinho Milton agradeceu à UTAD e saudou o seu trabalho e empenho na formação de muitos dos quadros moçambicanos. “Daqui vão muitos quadros para o nosso país, e da UTAD os nossos alunos sempre dizem mil maravilhas”, reconheceu.

Dirigindo-se aos estudantes presentes no ato como “os nossos futuros dirigentes, estes e tantos outros formados em Portugal”, afirmou: “O nosso país está à vossa espera, tantos são os desafios que vos aguardam”.

Texto:  Alexandre Parafita