A UTAD recebeu, no dia 9 de junho, a visita do secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, inserida num objetivo de aprofundamento da ligação da Universidade com os países que mundo-além partilham a língua portuguesa. Recebido institucionalmente pelo vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos, participaram ainda na receção os vice-reitores para a Investigação, para a Inovação, Transferência de Tecnologia e Universidade Digital e para a Educação, bem como o administrador da UTAD e vários presidentes de Escolas.

Um dos pontos importantes desta visita foi o lançamento de um programa de bolsas de estudo para apoiar a formação e a qualificação de jovens da lusofonia em áreas-chave para o desenvolvimento dos seus países. Esteve por isso presente o presidente da União de Jovens Empresários e Empreendedores (UJE) da CPLP, Filipe Lourenço, a quem foi atribuído o título de Embaixador Alumni da UTAD para a CPLP. Presentes igualmente encontravam-se alunos representantes de vários estados membros da CPLP.

Na sessão de boas vindas, que precedeu uma visita a diversos laboratórios e centros de investigação, o vice-reitor Luís Ramos reconheceu a importância do mundo da lusofonia como espaço prioritário na estratégia de internacionalização da UTAD, lembrando a forte ligação, desde as suas origens, há quase meio século, a alguns dos países que integram a CPLP. “Muitos dos nossos primeiros docentes e dirigentes vieram de África, trazendo consigo não só o conhecimento e a experiência, mas também uma certa visão do mundo que moldou indelevelmente o caráter da nossa instituição”, enfatizou o vice-reitor.

“Hoje mais de 70% dos alunos internacionais que frequentam a UTAD são oriundos dos países da CPLP, mas queremos ir mais longe, desde logo trazer mais alunos da CPLP para a UTAD”, lembrou também, assinalando, nesse contexto, a importância do programa de bolsas que ali mesmo fora apresentado.

Por seu turno, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, referiu-se à implementação deste programa de bolsas “em áreas importantíssimas”, como refletindo “um compromisso de longa data com a cooperação dentro da CPLP”. Agradeceu à UTAD a oportunidade de poder “conhecer o trabalho que se faz aqui” e acentuou dispor, no desempenho das suas funções, de “boas condições para trabalhar muito de perto e poder incentivar a cooperação em áreas tão importantes, como a educação, mobilidade, formação de docentes e dos nossos recursos humanos”. A presença na sessão de representantes de vários estados membros da CPLP – concluiu Zacarias da Costa – “representa um marco importante para o futuro dos nossos países”.

Texto: Alexandre Parafita