Partilhe

[Imprimir]

O Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) recebeu a sua comissão de stakeholders para uma partilha de ideias e de experiências, com o objetivo de compreender os interesses e as necessidades dos setores envolvidos.  

Os parceiros estratégicos visitaram alguns dos laboratórios de investigação no CITAB, priorizando espaço para o diálogo com os investigadores e o conhecimento do trabalho que é feito. Assim, os stakeholders puderam dar o seu contributo e a sua opinião nos tópicos considerados relevantes, tendo em conta as expectativas do mercado. 

“Estas iniciativas de aproximação da academia aos setores empresariais são fundamentais para perceber como é a investigação no mundo académico e o que de mais interessante se faz no CITAB”, referiu Tiago Pinto, secretário-geral da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS).

Além da ANPROMIS, António Graça (ADVID), Braz Costa (CITEVE), Carlos Ribeiro (Laboratório de Paisagem), Gonçalo Andrade (Portugal Fresh), Luís Rochartre (Greenlab) e Nuno Calado (SONAE) estiveram presentes no ‘CITAB Stakeholders DAY’.  

“Este tipo de evento é fundamental para a definição de estratégias comuns de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, potenciando a permuta de conhecimentos e a criação efetiva de valor acrescentado para vários setores socioeconómicos, nomeadamente para as cadeias de valor agrárias”, referiu João Santos, diretor do CITAB.

Houve ainda espaço para um debate, entre as personalidades do setor empresarial e associativo português, moderado pela jornalista Teresa Silveira (Jornal Público) e para a intervenção dos quatro membros do painel internacional de aconselhamento externo do CITAB, cujas contribuições recebidas serão incorporadas no novo Programa Estratégico do Centro. 

Texto: Joana Costa