Partilhe

[Imprimir]

Os gabinetes de Transferência de Tecnologia das Instituições de Ensino Superior (IES) reuniram-se em Vila Real, no dia 20 de junho, no Evento da Rede Nacional de Gabinetes de Transferência de Tecnologia para debate dos constrangimentos, boas práticas e formas de cooperação no âmbito do projeto UI-TRANSFER, de que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é coordenadora. A iniciativa, sob a forma de um World Café e cofinanciada pelo Fundo Europeu de desenvolvimento Regional através do Compete 2020 e Portugal 2020, juntou na Quinta do Paço responsáveis de gabinetes de Portugal e da Galiza.

Sob o tema “Valorização e Transferência de Tecnologia das IES”, os participantes foram divididos em cinco mesas correspondendo a cinco sub-temáticas relacionados com a valorização e transferência de conhecimento nas IES: Scouting, Valorização de Tecnologia e Maturação Tecnológica, Prestações de Serviços, Contratos de Licenciamento e Empreendedorismo e Spinoffs.  

De assinalar que o “World Café” é um processo criativo baseado em diálogos entre indivíduos, numa elaboração coletiva e colaborativa para responder a questões de grande relevância. Com os participantes divididos em grupos para conversar sobre um determinado tema previamente escolhido, as conversas acontecem em rodadas com duração determinada e, ao final de cada uma, os grupos são redefinidos de maneira que os participantes vão-se misturando ao conversar com diferentes pessoas. Por outro lado, mudar a composição dos grupos durante a atividade garante a máxima variação na combinação das ideias, acontecendo, geralmente, um processo de polinização, em que duas ideias se encontram e dão origem a uma terceira. Assim, quanto maior a polinização de ideias, melhor o resultado do “World Café”. 

 

Texto: Alexandre Parafita