1

Já são conhecidos os vencedores do projeto UI-TRANSFER

“Platgen”, “OceanCare” e “GreenNanoVax” foram os vencedores da sessão das provas de conceito do projeto UI-TRANSFER, que decorreu a 21 de junho na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Com o objetivo de distinguir três projetos nas áreas da saúde, da biotecnologia e da engenharia e aplicações industriais, o encontro juntou investigadores da UTAD, Universidade do Porto, Aveiro, Coimbra e TecMinho, bem como os representantes dos diferentes gabinetes de transferência de tecnologia.

Nascido na academia transmontana, o projeto “Platgen” propõe uma solução terapêutica inovadora e biodegradável para o tratamento eficiente de lesões cutâneas graves em cães e gatos. Na área da engenharia e aplicações industriais, o “OceanCare”, da Universidade do Porto, quer desenvolver revestimentos marítimos amigos do ambiente para prevenir bio-incrustações em cascos de embarcações, o que irá melhorar a performance e a durabilidade das embarcações de transporte marítimo, ultrapassando os atuais biocidas tóxicos ou de baixo rendimento. O “GreenNanoVax”, também da Universidade do Porto, pretende desenvolver uma plataforma à nano escala, verde e sustentável para vacinação de peixes em aquacultura, numa altura em que este modo de produção está em franca expansão e a imunização ainda se baseia num arriscado processo do uso de microrganismos patogénicos inativados.

Além das provas de conceito, o evento incluiu ainda um workshop criativo sobre “como construir discos voadores e outros projetos que (ainda) não aconteceram”.

  

UI-TRANSFER, projeto 

O Projeto UI-TRANSFER é um consórcio liderado pela UTAD, que conta com a participação das universidades de Aveiro, Coimbra, Porto e TecMinho. O objetivo é aumentar o potencial de valorização do conhecimento científico e tecnológico, através de dinâmicas de rede, permitindo a viabilização, a aceleração e a capitalização de projetos inovadores no mercado, nomeadamente a realização de concursos de provas de conceito nas diversas universidades, bem como aproximação entre as universidades e as empresas. Ao longo dos dois últimos anos, foram dinamizadas um vasto leque de iniciativas agrupadas pelas atividades principais: scouting, provas de conceito, relação universidade-empresa, sensibilização e divulgação. 

Texto: Joana Costa