1

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vão marcar Universidade Internacional de Verão da UTAD

Trabalho colaborativo e parcerias estratégicas, cruciais para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), vão estar em destaque na edição deste ano da Universidade Internacional de Verão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Promovida pela Cátedra UNESCO em ‘Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis’, a Universidade Internacional de Verão decorre a 10, 12 e 14 de julho, em ambiente online e conta com a participação de mais de uma centena de participantes.

“O formato escolhido para esta 7ª edição assenta em painéis que envolvem cerca de 45 especialistas de todo o mundo, com moderadores convidados que colocarão desafios à partilha de experiências por parte dos intervenientes e da própria audiência. Até agora, já temos mais de 100 inscritos oriundos dos cinco continentes”, refere Artur Sá, coordenador da Cátedra UNESCO na UTAD.

Dedicada à temática “Trabalhando juntos para fazer a mudança acontecer – fortalecendo parcerias para alcançar os ODS da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Universidade Internacional de Verão vai contar com a participação da embaixadora Ana Paula Zacarias, representante permanente de Portugal junto das Nações Unidas, de delegados dos escritórios UNESCO de Montevideu e do Cairo, do presidente da Rede Global de Geoparques da UNESCO, Nickolaos Zouros, entre outros.

Desde a sua primeira edição, a Universidade Internacional de Verão em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis já registou mais de 700 participantes, representando mais de 80 nacionalidades.

 

 

Cátedra UNESCO em “Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis”

A primeira Cátedra UNESCO dedicada aos geoparques, ao desenvolvimento regional sustentado e estilos de vida saudáveis nasceu, em 2016, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Desde então, esta Cátedra oferece oportunidades de formação avançada a estudantes de mestrado e doutoramento em temáticas como Geoparques, Património Geológico e Geoconservação, Geoturismo, Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Local, Dinâmica Económica e Coesão Socioterritorial e Estilos de Vida Saudáveis.

Com a coordenação de Artur Sá, esta Cátedra conta com uma equipa multidisciplinar dos centros de investigação de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) e de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD). Artur Sá é, desde meados de dezembro de 2021, membro do Conselho Executivo da Global Geoparks Network (GGN), entidade que supervisiona os territórios chancelados como ‘Geoparques Mundiais da UNESCO’.

Texto: Patrícia Posse