1

UTAD e a Ciber Resiliência na área da saúde

A crescente utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) na área da saúde e aplicação de soluções de realidade virtual na medicina moderna (como nas tecnologias de reabilitação) nortearam a “Conferência em Tecnologias da Saúde”, uma iniciativa que contou com o envolvimento da UTAD.

“Com a introdução destas novas tecnologias na prestação de cuidados de saúde, é fundamental ter em atenção todos os perigos inerentes, nomeadamente as questões ligadas à cibersegurança”, sublinha o professor João Pavão. 

A 12 de julho, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) acolheu esta conferência internacional, que reuniu vários participantes. Acessibilidade e ambientes virtuais na saúde foi o tema dominante das intervenções de Andrea Balz e Mathias Forjan, professores da  Universidade de Ciências Aplicadas Technikum Wien [Viena]. Já no período da tarde, foram abordadas algumas questões sobre a ciber resiliência das instituições de prestação de cuidados de saúde, bem como planos de contingência e de recuperação em situações críticas.

A “Conferência em Tecnologias da Saúde” foi organizada pelo Centro de Estudos e Investigação em Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD) da UTAD e pelo CHTMAD, com o apoio do Centro Académico Clínico (CACTMAD).

 

  

Texto: Patrícia Posse