1

UTAD em “missão de serviço público” em Marco de Canaveses

Está assinado o protocolo de colaboração entre a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Câmara Municipal do Marco de Canaveses e o Agrupamento de Escolas N.º1 de Marco de Canaveses. Além da abertura do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Gerontologia já para o ano letivo 2023/24, os termos da colaboração preveem ainda uma pós-graduação no domínio das competências digitais e da inteligência artificial.

O futuro da UTAD passa pela afirmação, concreta e decisiva, de ligação ao território. Queremos dar passos seguros para garantir, em parceria com a Câmara do Marco de Canaveses, que estamos em missão de serviço público e que a nossa presença seja efetiva, progressiva e consolidada nos territórios do Tâmega e Sousa”, afirmou o reitor Emídio Gomes.

Face às dinâmicas demográficas do País e da região Norte, a aposta em formação superior na área da gerontologia é a resposta que faltava para proporcionar “competências técnicas e especializadas” para que os mais jovens possam enfrentar o mercado de trabalho. “Os nossos jovens merecem oportunidades de formação e a colaboração com a UTAD será essencial para garantir o conhecimento técnico e científico”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Até 25 de agosto, estão abertas as candidaturas ao CTeSP em Gerontologia, uma formação para quem concluiu o Ensino Secundário e que abre a possibilidade futura de frequentar uma licenciatura na área. As aulas teóricas irão decorrer nas salas da Academia Begin MarcoInvest e as aulas práticas no Hospital Rainha Santa Isabel, ambos localizados no centro da cidade do Marco de Canaveses. Há 25 vagas disponíveis e as candidaturas são exclusivamente online.

Também para enfrentar os desafios do futuro, a UTAD prevê a criação de uma pós-graduação ainda este ano. “Numa altura em que o mundo assiste a uma mudança acelerada e o termo ‘digitalização do ensino’ obriga a uma atualização permanente de quadros, vamos lançar uma formação não conferente de grau para técnicos superiores na área das competências digitais”, adiantou o reitor da UTAD.

 

Texto: Patrícia Posse

Fotografia: Direitos Reservados