Já começou a 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) e há 1675 vagas para 37 licenciaturas e mestrados integrados na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O período de candidaturas termina a 7 de agosto.

Os cursos com maior número de vagas na academia transmontana são Engenharia Informática (147), Ciências do Desporto (124), Enfermagem (95) e Ciências Veterinárias (91), mas há opções para todas as vocações.

No próximo ano letivo, arrancam também duas novas licenciaturas: Ciências Biomédicas e Cultura e Transformação Digital, com 37 vagas cada.

A candidatura à UTAD tem de ser submetida através do sistema online da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Os resultados da 1.ª fase do CNAES serão conhecidos a 27 de agosto, data a partir da qual pode ser efetuada a matrícula até 30 de agosto. Seguem-se mais duas fases de candidaturas: de 28 de agosto a 5 de setembro (2.ª fase) e de 22 a 25 de setembro (3.ª fase).

Estudar e não só

A UTAD disponibiliza infraestruturas de apoio ao estudo, equipadas com todos os recursos que potenciam o processo de ensino-aprendizagem, e também um programa de tutoria | mentoria para mediar a integração dos novos estudantes.

Os Serviços de Ação Social têm uma Unidade de Saúde, certificada pela Entidade Reguladora da Saúde, que disponibiliza consultas especializadas para toda a comunidade académica. Existem cinco residências universitárias, localizadas no centro da cidade, com capacidade para alojar mais de 500 estudantes. A atribuição de alojamento é feita anualmente, de acordo com o respetivo regulamento.

No histórico Largo do Pedrinhas, foi criado o University Center, que mais do que a nova casa da Associação Académica (AAUTAD), é um polo de atração para toda a comunidade académica. A par do Espaço Estudante, o University Center inclui um auditório (com capacidade para 120 lugares sentados), um “Work-café”, um espaço de refeições e, ainda, a Provedoria e os núcleos de estudantes.

Na UTAD, a vida académica é também feita de equilíbrio, saúde e bem-estar. No projeto “UTAD Sports”, são várias as opções para potenciar a condição física dos estudantes (cross training, cardiodance, Pilates, localizada, musculação) e o programa U-Bike contempla o empréstimo de bicicletas elétricas para as deslocações diárias para a UTAD ou pelas ciclovias do campus.

Mais do que um destino universitário

Inserido num dos maiores jardins botânicos da Europa, o campus da UTAD é morada de um Hospital Veterinário de referência, de centros e polos de investigação, de uma incubadora de empresas e dos museus de Geologia e de Anatomia Animal.

Mas há muito mais para descobrir fora do campus, porque a UTAD está num território que a UNESCO já reconheceu como Património da Humanidade. O Alto Douro Vinhateiro é aqui, mesmo ao lado da academia transmontana, mas há também o Parque Natural do Alvão e toda uma região “para cá do Marão” para descobrir.

Texto: Patrícia Posse

Tags: CNAES, Ensino Superior, oferta formativa, licenciaturas, mestrados integrados, candidaturas,