1

Formação desportiva “made in” UTAD sai vencedora no “Empreende@Villa.Jovem”

Formar jovens atletas vila-realenses para que consigam compreender a modalidade que praticam de forma responsável e cívica, é este o objetivo do projeto de Afonso Varela, estudante do 1º ano de Ciências do Desporto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

“O Desporto não é só um jogo” nasceu há uns meses, enquanto Afonso participava na segunda edição do projeto “Valoriza-te”, uma iniciativa do Sporting Clube de Portugal (SCP) que promoveu a partilha de conhecimento entre a comunidade educativa ligada ao desporto. “Resolvi abordar os problemas e as consequências que os clubes enfrentam por terem jogadores que não compreendem as leis de jogo ou que não se encaixam no perfil de um atleta responsável”, refere.

Assim surgiu o projeto que oferece formação gratuita aos clubes, conduzidas por jovens árbitros, de modo a combater alguns sinais de desinformação no futebol, basquetebol e voleibol.

Nesta fase inicial, serão disponibilizadas formações acerca das leis de jogo, perfil do atleta e fairplay a jovens atletas, dos 10 aos 16 anos, que sejam federados numa das três modalidades e que integrem um clube ou associação desportiva de Vila Real.

“Se esta experiência correr bem, é provável que no próximo ano consiga chegar a mais clubes e mais modalidades”, menciona o aluno ao falar das suas perspetivas de futuro.

“O Desporto não é só um jogo” foi distinguido, na categoria jovem, do Empreende@VillaJovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Real. 

Texto: Joana Costa