A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disponibiliza três cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) para o ano letivo de 2023/2024. As candidaturas decorrem online, até 25 de agosto.

Os CTeSP de Termalismo e Bem-Estar e de Secretariado Clínico são lecionados na Escola Superior de Saúde. Já o Curso Técnico Superior Profissional em Gerontologia – que é a nova aposta da UTAD para o ano letivo 2023/24 – vai funcionar em Marco de Canaveses.

A conclusão destes cursosoferece um Diploma de Técnico Superior Profissional, com qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, permitindo o acesso a determinados cursos do Ensino Superior sem necessidade de prova de ingresso.

Com uma forte componente prática, estes percursos formativos têm a duração de quatro semestres letivos (120 ECTS). Podem candidatar-se os detentores de um curso de Ensino Secundário ou habilitação equivalente, os titulares de um diploma de especialização tecnológica, superior profissional ou de grau de ensino superior e os aprovados nas provas especialmente adequadas (Maiores de 23).