foto UTAD nos bastidores da Volta a Portugal

A 7ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta terminou na serra do Larouco, em Montalegre, onde a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) se associou à iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES). No pelotão, continua João Matias, ex-aluno da academia transmontana, que este ano já vestiu a camisola amarela.

Nesta 84.ª edição da prova, foi retomada a parceria com o MCTES, que contempla a participação de mais de 20 instituições de ensino superior ao longo das várias etapas do percurso. Em Montalegre, quem passou pela Feira da Animação teve oportunidade de conhecer a oferta formativa da UTAD nas áreas das Ciências do Desporto e perceber a investigação associada à performance desportiva.

“Foram várias as pessoas que visitaram o nosso stand, desde pais de potenciais estudantes interessados em saber mais sobre a UTAD a antigos estudantes que partilharam as suas experiências. É a prova de que a UTAD continua a trabalhar pelo futuro do Desporto em Portugal”, relata a docente e investigadora Sara Santos.
O departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde fez-se ainda representar pelos investigadores António Amaral e Bárbara Ferreira.

Quilómetros de memórias

Esta é já a sexta participação do Alumno João Matias, ciclista da equipa continental UCI Tavfer- Ovos Matinados – Mortágua, na Volta a Portugal em Bicicleta. Ao vencer a 3ª etapa da prova (em Castelo Branco), João Matias assumiu a liderança da geral da Volta pela primeira vez na carreira, subindo à Serra da Estrela de amarelo. Durante os 162,6 quilómetros da 7ª etapa, que ligou Torre de Moncorvo a Montalegre, o ciclista levou a UTAD no pensamento.

“A chegada ao Larouco foi uma etapa a verdadeira velocidade. Acabei por me sentir bem e é sempre um gosto enorme passar pelas estradas de Trás-os-Montes que me fazem lembrar os tempos de estudante na UTAD”, afirma João Matias.

Foi em 2009 que o ciclista natural de Barcelos ingressou no curso de Educação Física da UTAD. No ano passado, João Matias ganhou pela primeira vez duas etapas na Volta a Portugal.
Com partida de Viseu a 9 de agosto, a 84.ª Volta a Portugal percorre o País até 20 de agosto, num total de 1600 quilómetros repartidos por dez etapas. O pelotão, formado por mais de 120 ciclistas, conta com 18 equipas em competição.

Texto: Patrícia Posse