1

Medicina Veterinária com a nota mais alta de entrada na UTAD

medicina veterinaria UTAD 2023

O Mestrado Integrado de Medicina Veterinária continua a liderar os cursos da UTAD com a mais elevada nota de ingresso. Este ano, o último candidato da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) ingressou com 17,02 valores.

Com 91 vagas totalmente preenchidas, este curso é acreditado pelo “European Committee of Veterinary Education” (ECOVE) e pela “European Association of Establishments for Veterinary Education” (EAEVE). Vocacionado para a formação técnica e científica sólida de médicos veterinários, o curso decorre ao longo de 11 semestres, abrangendo a aquisição de competências num vasto campo de aplicações, desde a clínica em animais de companhia, de aptidão zootécnica (pecuária), de equídeos e de espécies exóticas e selvagens, até à Saúde Pública, Tecnologia Alimentar e Inspeção Sanitária no domínio da Segurança Alimentar, entre outras.

Estes resultados reconhecem a qualidade do ensino médico-veterinário ministrado no MIMV da UTAD, que recentemente celebrou três décadas da graduação dos primeiros profissionais nesta instituição”, afirma a diretora do curso, Adelina Gama Quaresma.

As novas licenciaturas lançadas este ano registaram uma elevada procura, com a totalidade das vagas (37) preenchidas na licenciatura de Ciências Biomédicas e no caso do curso de Cultura e Transformação Digital, sobrou uma vaga para a 2.ª fase.

Foram 1582 os estudantes colocados na UTAD na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2023/24, o que corresponde a 94,5% de vagas preenchidas. De sublinhar ainda que 1721 candidatos escolheram a UTAD como primeira opção para frequentar o Ensino Superior, o que corresponde a um aumento de 10,8% em relação ao ano transato.

“Perspetivamos que a UTAD irá ultrapassar os 1800 novos estudantes de Licenciatura e Mestrado Integrado quando estiverem completadas as três fases do CNA (incluindo os regimes especiais e os concursos especiais de acesso), consolidando a trajetória de crescimento da UTAD, que se afirma cada vez mais como um destino universitário de confiança, capaz de garantir uma formação sólida para os jovens que nos escolhem”, sublinha o vice-reitor para a Educação, Jorge Ventura.

Este ano, as matrículas são online, entre 28 e 30 agosto, e os estudantes colocados na têm ao seu dispor uma linha de apoio telefónico (259 350 015).

A nível nacional, foram colocados 49 438 estudantes na 1.ª fase do CNAES 2023/24, o que para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior representa “uma taxa de colocação de candidatos de 84%”.

Uma centena de vagas para a 2.ª fase do CNAES

De 28 de agosto a 5 de setembro, decorre a 2.ª fase do CNAES e há 100 vagas disponíveis na UTAD: Engenharia e Biotecnologia Florestal (13), Engenharia Física (12), Ciências do Ambiente (12), Engenharia Zootécnica (11), Engenharia Agronómica (10), Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (9), Matemática Aplicada e Ciência de Dados (8), Engenharia Biomédica (5), Bioengenharia (5), Engenharia e Gestão Industrial (4), Genética e Biotecnologia (4), Enologia (3), Engenharia Civil (2), Biologia e Geologia (1) e Cultura e Transformação Digital (1).

As candidaturas têm de ser efetuadas online e os resultados serão divulgados a 17 de setembro.

Texto: Patrícia Posse