Francisco Ribeiro Pinto tem 19 anos, é de Vila Real e é o aluno com a melhor média de candidatura a ingressar Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Com 19,7 valores, entrou no curso de Comunicação e Multimédia.

Porque escolheste este o curso de Comunicação e Multimédia?

Escolhi o curso de comunicação e multimédia porque acredito que me vai fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias para realizar alguns projetos e sonhos que tenho em mente há algum tempo.

Além disso, foi um curso recomendado por alguns professores aqui da UTAD, por familiares e amigos.

Podes desvendar alguns desses projetos?

Eu tenho algumas ideias em mente relacionadas com os videojogos. Já tenho contacto com os videojogos há algum tempo e pretendo transformar as ideias que tenho em algo concreto.

Pretendo criar videojogos, não jogos genéricos, mas algo impactante e que faça os jogadores refletir sobre aquilo que jogaram. Quero que os jogadores levem essas vivencias para a vida e que possam tornar-se melhores pessoas. O meu objetivo não é só entreter, mas também fazer refletir.

Porque escolheste a UTAD?

A UTAD foi a primeira opção que coloquei quando me candidatei ao ensino superior porque, além do curso, já conheço o campus, estou familiarizado e, por isso, acho que me vou sentir bem acolhido.

Qual foi a tua reação quando soubeste que entraste na UTAD?

Quando recebi a notícia fiquei feliz, mas era um resultado que já estava à espera, devido à média que tinha. Os meus pais também ficaram felizes e agora é esperar confiante para ver o que vai acontecer durante os próximos meses.

Quais são as tuas expectativas para os próximos anos?

Para os próximos anos, pretendo obter conhecimentos, fazer novas amizades, criar novos contactos e, sobretudo, experiências que me permitam crescer como pessoa e colocar em prática os projetos que tenho em mente.

Qual é o segredo para o sucesso?

Pessoalmente, não acho que haja uma fórmula para alcançar o sucesso. Todos nós somos diferentes, temos atributos e capacidades que nos distinguem, por isso, não acho que exista um modo específico para alcançar o sucesso. No meu caso recorro muito à audição para captar o que as pessoas dizem, retenho muito facilmente as coisas através dessa ferramenta.

A ideia que eu quero passar é que o sucesso não depende só de nós, da nossa vontade e do nosso esforço. Fatores como sorte, os nossos amigos e professores e até o nosso contexto familiar, também influenciam o nosso percurso profissional e pessoal.

Qual é a sensação de saberes que fazes parte da UTAD?

Ao contrário de outras universidades, a UTAD é um espaço muito verde e é um sítio onde todas as escolas estão concentradas, o que é uma vantagem. Espero que seja uma experiência que possa levar para a vida.

Texto: Joana Costa