1

“Desde que trabalhe na área, encontrar-me-ei no meu habitat natural.”

Maria Teresa Castro veio do Porto para seguir Medicina Veterinária na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Com 19,4 valores, é a aluna com a média mais alta a entrar na Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias.   

Porque escolheste o curso de Medicina Veterinária?   

Medicina veterinária na UTAD foi a minha primeira opção. Sempre quis seguir esta área, acho que foi a primeira resposta que dei quando era pequenina.

Surgiram muitas dúvidas, pensei em seguir culinária, medicina e até biomédica. Durante o secundário vagueei por estas ideias, sem uma resposta em concreto, mas voltei às origens e cheguei à conclusão que Medicina Veterinária reúne tudo aquilo que gosto.

Também ouvi de vários amigos e conhecidos que é o melhor curso da UTAD, que é muito prático, os docentes são ótimos e tem animais dentro do campus.

Qual foi a tua reação quando soubeste que entraste na UTAD? 

Já estava preparada para receber a notícia de que tinha sido colocada na UTAD, por isso foi tudo calmo. Mesmo assim, com a confirmação, tive um sentimento de conquista.

Quais são as tuas expectativas para os próximos anos? 

Sei que o curso é ótimo e que vou sair daqui bem encaminhada para o mundo do trabalho. Também sei que o ambiente académico é excelente, portanto tem tudo para dar certo, é pensar num dia de cada vez.

O que queres fazer no futuro? 

Gostava de trabalhar com algumas pessoas que conheço, que também enveredaram por este curso e, mais para a frente, abrir uma clínica. Desde que trabalhe na área, quer seja em clínicas, quintas ou com animais exóticos, encontrar-me-ei no meu habitat natural.

Qual é o segredo para o sucesso?   

Durante o secundário dei o meu melhor para obter os resultados que desejava. Nem sempre os atingia, mas faz parte e fui aprendendo a lidar com isso.

 Considero que tenho muita sorte e isso é grande parte do meu sucesso. Tenho sorte de gostar de aprender, de gostar de participar em várias atividades e em ter uma família e amigos que me apoiam.

 Qual é a sensação de saberes que fazes parte da UTAD?

Estou feliz por pertencer à UTAD! Já fiz uma visita à universidade e achei o espaço muito bonito, o que é importante para mim. O resto vou conhecendo aos poucos e estou cheia de vontade para o fazer.

Texto: Joana Costa