Quais são os pilares de uma estratégia de inovação pedagógica? Que dimensões devem ser trabalhadas para uma ‘Escola 4.0’? Que modelos de ensino e aprendizagem concorrem para uma educação de futuro? Estas e outras questões vão ser discutidas no 1º Fórum de Inovação Pedagógica da UTAD, marcado para 12 de setembro.

“Promover a partilha de experiências e de boas práticas pedagógicas entre os docentes das várias áreas científicas da UTAD e incentivar a sua adoção na prática docente são os principais objetivos deste Fórum. Num ambiente informal e de discussão alargada, vamos poder conhecer o que é feito noutras instituições de Ensino Superior (universitário e politécnico)”, afirma o pró-reitor para a Inovação Pedagógica, José Cravino.

De participação gratuita, o Fórum de Inovação Pedagógica arranca com a intervenção “Que ingredientes-chave deve incluir uma estratégia para a inovação pedagógica? O que aprendemos com o Centro IDEA-UMinho”, seguindo-se a apresentação de alguns resultados dos projetos premiados (“SCORE” – Sistema complementar de apoio ao ensino; Portefólios colaborativos para a promoção do pensamento crítico e da autonomia na aprendizagem e “Simplifying Control Engineering Practice with the Pocket-Sized Temperature Control Laboratory” (TCLab)). “As dimensões da Escola 4.0” é o tema em destaque no período da tarde, seguindo-se a apresentação de boas práticas pedagógicas pelos candidatos ao Prémio de Boas Práticas e Inovação Pedagógica 2023, e da premiada, professora Ana Sintra, com a experiência de internacionalização sem precedentes na UTAD.

Depois de sete horas de discussão durante o Fórum, seguir-se-ão seis workshops e ações de formação para os docentes da UTAD: “Desafios metacognitivos para apoiar a autorregulação da aprendizagem” e “Aprendizagem imersiva”, a 13 de setembro; “Programa de Tutoria e Mentoria da UTAD: como inovar?” e “Usos pedagógicos do ChatGPT”, a 14 de setembro, “Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para ajuda na construção de resumos gráficos, diapositivos, pósteres, etc. – usando o PowerPoint” e “Programa Informático para Gestão de Citações e de Referências Bibliográficas – EndNote, para Windows”, a 15 de setembro.

Texto: Patrícia Posse