Aprendizagem imersiva, desafios metacognitivos, usos pedagógicos do ChatGPT ou o impacto da comunicação visual são alguns dos workshops disponíveis para os docentes da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).  Promovida pela Pró-Reitoria para a Inovação Pedagógica, esta iniciativa decorre de 13 a 15 de setembro e a inscrição, embora gratuita, deve ser feita até amanhã, 12.

O primeiro workshop “Desafios metacognitivos para apoiar a autorregulação da aprendizagem” terá lugar na sala B2.57, no polo I da ECVA. Centrado na estratégia pedagógica “Desafios Metacognitivos”, este workshop permitirá que os participantes conheçam como podem conceber estes desafios e integrá-los na sua prática pedagógica. O workshop “Aprendizagem Imersiva” vai trazer atos, práticas e estratégias educativas, debater casos e apontar para caminhos futuros.

Um dos workshops de 14 de setembro vai dar a conhecer o projeto Sucesso@UTAD e o Programa de Tutoria e Mentoria da UTAD, incentivar a utilização de novas ferramentas digitais de apoio ao Programa e, também, recolher contributos para melhorá-lo. Durante o workshop “Usos pedagógicos do ChatGPT”, discutir-se-ão as potencialidades e os riscos para a educação. Se, por um lado, as características do ChatGPT podem promover competências digitais que deviam ser desenvolvidas durante a formação escolar e universitária (fazer boas perguntas, duvidar das respostas, procurar fontes de informação credíveis, promover o pensamento crítico, etc. ), por outro, os seus impactos ainda não estão devidamente estudados e importa discutir as possíveis transformações do sistema educacional superior decorrente do uso intensivo do ChatGPT por estudantes e da sua apropriação por professores.

Elaboração de desenhos, esquemas, mapas, numa lógica de comunicação visual para ajuda na construção de resumos gráficos, diapositivos, pósteres, etc. – usando o PowerPoint” e “Programa Informático para Gestão de Citações e de Referências Bibliográficas – EndNote, para Windows”, a 15 de setembro. Durante o primeiro workshop, os formandos vão poder aprender a conceber conteúdos gráficos simples, personalizados e com qualidade, de uma forma rápida e sem ter de recorrer a programas informáticos complexos. Já no workshop dedicado ao EndNote, pretende-se que os participantes consigam desenvolver tarefas necessárias para a elaboração e gestão da biblioteca, procedendo, de forma autónoma, à inserção/edição das citações e referências bibliográficas no Microsoft Word.

Texto: Patrícia Posse