Uma localização privilegiada e espaços de aprendizagem sem igual são só as portas de entrada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). No nosso território do saber encontras um verdadeiro património cultural pronto para ser desvendado e explorado.

Sabias que a nossa universidade se situa num dos maiores jardins botânicos da Europa? São 120 hectares, com mais de 17 coleções temáticas e mil espécies vivas. O nosso eco-campus está cheio de cantos e encantos, que testemunham um passado sempre presente num futuro em construção.

Um dos monumentos mais emblemáticos é a capela do Espírito Santo que desde 1981 faz parte da história da UTAD. Originalmente edificada no séc. XIV no Campo do Tabolado (hoje Praça Camões, parcela da Avª Carvalho Araújo) foi mais tarde desmantelada e reconstruída no Pioledo onde serviu de paiol de pólvora ao RI13.

A poucos passos encontra-se o espigueiro, capaz de te levar numa viagem no tempo até uma época passada onde era utilizado como um celeiro pelos agricultores que aí guardavam as espigas de milho para que pudessem ser secadas ao natural e protegidas dos ataques dos animais.

Na UTAD cultivamos o saber e preservamos a história, a arte e a ciência. Nesta viagem podes também passar pelo Museu de Anatomia Animal, onde é possível observar, em pormenor, mais de 50 esqueletos e outras peças anatómicas de mamíferos, aves e répteis.

Ao passeares no nosso campus vais encontrar vários exemplares de rochas e pedras que também são merecedoras de um olhar atento. Deslumbra-te ainda com a exposição de rochas, minerais e fósseis presente no nosso Museu de Geologia.

A Loja da UTAD é de visita obrigatória. É lá que encontras um dos grandes motivos de orgulho da nossa universidade, uma coleção de vinhos e queijos produzidos por antigos alunos. Além disso, podes comprar merchandising e ficar com uma recordação da nossa universidade.

Depois de uma paragem obrigatória, uma tradição obrigatória. Aproveita e traz um cesto de picnic, enquanto desfrutas dos espaços verdes do campus, é só escolheres um. Ou, se preferires a tradição universitária, tens o restaurante panorâmico, a cantina ou um dos snack-bares, instalados em cada uma das nossas escolas.

O desafio para explorares a história e tradições da UTAD está feito. Só tens que reunir os teus amigos, marcarem na agenda e aparecerem.

Texto: Joana Costa