Teve lugar nos dias 21 e 22 de setembro, na Universidade de Sevilha, a XXIX Assembleia Geral do Grupo Compostela de Universidades (GCU), que contou com a presença do vice-reitor para a Internacionalização, Professor Dr. Luis Ramos, em representação da UTAD.

Sob o título “Redes de redes, caminhar sabiamente para o futuro”, o encontro reuniu um grupo composto por representantes de universidades europeias e americanas, com o objetivo de conhecer as redes internacionais que abrangem a América Latina, debater possibilidades de colaboração e interesses em comum, e ainda descobrir novas oportunidades de desenvolvimento através do CGU.

Esta edição representa ainda um ponto de viragem para os membros do GCU, uma vez que se deu início ao processo eleitoral para a nova presidência do grupo, tornando-se um momento de balanço e análise das conquistas alcançadas e de reflexão sobre possíveis desafios para o futuro.

O GCU reúne mais de 60 instituições de ensino superior na Europa e na América, sendo neste momento uma das maiores redes desta natureza na Europa.

A próxima edição, em 2024, terá lugar na Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, e em 2025 será acolhida pela UTAD, em Vila Real.

Texto: Marta Coelho