O CoLAB ForestWISE, o Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, assinalou o quinto aniversário na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com a inauguração da sua sede.

Numa Sessão Solene aberta à comunidade, o reitor Emídio Gomes destacou o exemplo que este laboratório colaborativo é para o País e sublinhou ser “uma honra acolher a sede do ForestWise na nossa Universidade”.

Presentes na cerimónia estiveram diversas personalidades e entidades nacionais e internacionais ligadas à valorização da floresta, desenvolvimento sustentável do espaço rural e a redução dos grandes incêndios florestais, que tiveram oportunidade de conhecer o Eco Campus da UTAD.

A inauguração das instalações do CoLAB ForestWISE foi o momento alto do aniversário, tendo o reitor firmado o compromisso de continuar “empenhado no desenvolvimento do ForestWise e em apoiar os investigadores que são a força motriz para o presente e para o futuro”.

O evento contou com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, que reconheceram a importância da existência de laboratórios colaborativos “como forma de aproximação da academia às empresas”.

Texto: Joana Costa
Fotografia: Isabel Sequeira