1

Investigadores da UTAD lideram o projeto internacional FEMCoach

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto (UTAD) lidera o FEMCoach, um projeto que quer promover e aumentar a consciencialização para o desporto feminino de uma forma saudável. 

“Queremos desenvolver as competências e habilidades das treinadoras mediante as necessidades e considerando o seu desenvolvimento individual”, refere Nuno Leite, docente e investigador da UTAD. 

Para alcançar este objetivo, o plano de trabalhos foca-se na compreensão das necessidades e problemas das jovens para, posteriormente, oferecer oportunidades de aprendizagem online e presenciais. “Serão realizados seminários, webinars, workshops nacionais e internacionais e cursos e formações online para as treinadoras selecionadas”. 

Prevê-se que este projeto, que surgiu no âmbito dos concursos ERASMUS-SPORT-2023, seja implementado ainda este ano, ou no início de 2024.

O FEMCoach será uma oportunidade para as treinadoras reforçarem competências para uma participação mais assertiva na atividade física.

O projeto internacional Erasmus+ Sport intitulado FEMCoach assenta numa colaboração interinstitucional que envolve, para além da UTAD, outros beneficiários como sejam a Fundacja Institute for Sport Governance (Pólonia), Aristotelio Panepistimio Thessalonikis (Grécia), Asocijacija Sport Za Sve Srbije (Sérvia), Associação para o Desenvolvimento do Desporto Jovem (Portugal), Universitat de Girona e a Universidad del Pais Basco (Espanha) e o Comité Olimpico de Cabo Verde.

 

Texto: Joana Costa

Foto: CNU