news rugby

O rugby faz parte do ADN de Luis Vaz. Primeiro enquanto estudante da licenciatura em Desporto na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Agora como docente e investigador na academia transmontana.
Depois de tantos try, scrum, tackle, knock-on e ruck formados, o jogo de uma vida está agora plasmado num livro que partilha autoria com Tomaz Morais, um dos mais reconhecidos treinadores internacionais de sempre do rugby português.

A narrativa de “Rugby – Análise do Jogo” traduz a experiência e o trabalho de investigação dos autores e pretende contribuir para o conhecimento e desenvolvimento desta modalidade desportiva em Portugal.
“A ideia deste livro surge da oportunidade conjunta que encontramos para podermos reforçar o nosso contributo para com a modalidade em Portugal”, explica Luis Vaz.
Selecionador Nacional Tomaz Morais e Analista do Jogo Luis Vaz 2010 Apuramento para RWC 2011

Esta obra destina-se a todos que ambicionam respostas aos novos desafios que a modalidade proporciona e, “no livro encontram-se algumas respostas”.

Numa altura em que está a decorrer o campeonato do mundo de rugby que conta com a participação da Seleção Portuguesa estão criadas as melhores condições para o lançamento deste livro.

“O timing é perfeito sobretudo para promover a modalidade, refletir sobre a mesma e para destacar e enaltecer todo o trabalho que Federação Portuguesa de Rugby, Clubes, Jogadores, Equipas técnicas, e dirigentes estão a fazer pelo rugby em Portugal”, considera Vaz.RUGBY – Análise do Jogo – Luís Vaz & Tomaz Morais fala do surgimento de novos desafios, propondo objetivos e estratégias de atuação, bem como do plano estratégico e linhas orientadoras para o desenvolvimento e consolidação do rugby em Portugal.

A sessão de apresentação da obra vai ter lugar dia 11 de outubro de 2023 (quarta-feira), pelas 10h30, no auditório do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa.

Memórias de Primeira Divisão

A equipa AAUTAD Rugby foi fundada em 1984 e em 1989 subiu à I Divisão. Um percurso de conquistas do qual Luis Vaz fez parte ainda estudante do ensino secundário na Escola de S. Pedro de Vila Real.

Que memórias guarda da subida e participação na 1.ª Divisão Nacional?Guardo as memórias de um grupo muito unido de jovens estudantes universitários em que a maior parte estava longe da sua residência e que tão bem me souberam acolher, integrar e muito me acarinhou e ensinou.

A UTAD era conhecida a nível nacional por ser uma das poucas universidades a ter um campo relvado próprio e equipa de rugby de estudantes a jogar na 1ª Divisão Nacional.

A qualidade de vida académica, era expressa nas muitas festas do rugby sempre muito concorridas (casa cheia), que promoviam a união, a amizade, a equipa, a família do rugby. Recordo também os muitos sacríficos sobretudo familiares que os estudantes faziam ao terem de abdicar de irem de fim de semana a casa para jogarem rugby pela academia nas muitas deslocações quinzenais a Lisboa.

Rugby AAUTAD Prof Luis Vaz Recordo de serem muitos os estudantes e munícipes a apoiar a equipa e a ver os nossos jogos de rugby na 1ª Divisão Nacional. A Academia e a cidade estavam de mãos dadas com o rugby da AAUTAD.O rugby de hoje é muito diferente do que o que jogava enquanto estudante da UTAD?

Sim, o rugby de hoje requer exigências físicas e atributos que são hoje muito diferentes do que jogava enquanto estudante da UTAD.

Que mística é esta que existe à volta deste jogo?

A mística que existe emerge dos valores que a prática do jogo promove que são Paixão, Respeito; Disciplina; Integridade e Solidariedade.

Texto: Helena Margarida

Fotografias: Luis Vaz