1

UTAD é parceira do projeto europeu ECO-GT

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) integra o projeto europeu ECO-GT Engineers Communicating and Collaborating Internationally for the Green Transition, que procura desenvolver um quadro de competências de comunicação internacional específico para os engenheiros envolvidos na transição verde.

A reunião de Kick-off teve lugar na UAS Technikum na Áustria, nos passados dias 16 e 17 de outubro, estiveram presentes os Professores e coordenadores do projeto na UTAD, José Baptista e Ana Briga Sá, do Departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia.

Os resultados poderão contribuir de forma significativa para o melhoramento dos conteúdos programáticos nas áreas de ensino relacionadas com a transição verde, permitindo que os nossos estudantes adquiram competências de comunicação mais eficazes e persuasivas na passagem da mensagem perante diferentes contextos profissionais e políticos, ajudando assim a combater a crise climática com que nos debatemos”, considera José Baptista.

A participação da UTAD neste projeto Europeu é, de acordo com o docente, “resultado do esforço que tem sido feito nos últimos anos na promoção e divulgação da investigação desenvolvida nas diversas áreas da transição energética” e mostra também que as parcerias “que temos vindo a solidificar com algumas instituições do centro da Europa, das quais saliento a Universidade de Ciências Aplicadas Technikum Viena, são fundamentais para que esta rede de conhecimento se vá alargando permitindo aos poucos ir integrando novas competências e investigadores”. 

De acordo com estudos recentes, os recém-formados em engenharia apresentam frequentemente lacunas nas competências necessárias para comunicarem de forma eficaz e persuasiva, em diferentes contextos não-técnicos, em investigação e desenvolvimento interdisciplinar, negócios e inovação e, com especial destaque, na interface entre a tecnologia e a definição de políticas. 

Para ultrapassar estes constrangimentos estão pensadas diversas ações que se podem traduzir na modernização de currículos educativos, mini-módulos flexíveis, workshops e programas de aprendizagem colaborativos que potenciem a relação entre os estudantes e o tecido empresarial. 

O ECO-GT conta com a participação de parceiros do ensino superior e da indústria, com o IEEE- European Public Policy Office (Industry and Policymaker Gatekeeper) a atuar como elo de ligação entre a comunidade científica, ordens profissionais e responsáveis pela definição de políticas europeias.

São parceiros da UTAD neste projeto: Gdansk University of Technology, Technikum Vienna, Technical University of Dublin, Lapland University of Applied Sciences, Transylvanian University of Brasov, Istanbul Technical University e o IEEE European Public Policy Office.

 

Texto: Helena Margarida